Alimentação, humor e neurotransmissores

Não há mais controvérsias científicas em relação a influencia da alimentação sobre seu humor – a sua capacidade de se sentir alegre ou triste. Embora suas escolhas alimentares possam basear-se no paladar ou em outros critérios conscientes, há indícios de que as pessoas freqüentemente fazem escolhas alimentares inconscientes que mudam a química do cérebro e melhoram seu humor.
Indivíduos deprimidos frequentemente necessitam de doces e amidos. Após a ingestão de carboidratos, como açúcar, as pessoas normais ficam menos alertas e com menos energia. Dessa forma, você pode comer doces, mas é mais saudável consumir carboidratos complexos como feijão seco, massas, vegetais, cereais, pães e biscoitos salgados. Eles também funcionam – só que um pouco mais devagar.
Existem advertências contra o uso excessivo de substancias como álcool ou cafeína. O excesso dessas substâncias pode aumentar a ansiedade, potencializando os problemas de humor.
Alguém já lhe disse que os alimentos verdes fazem bem para o humor? Ou que você pode estar deprimido porque não está consumindo uma quantidade suficiente de espinafre? Provavelmente não. A deficiência de ácido fólico (folato), amplamente disseminada entre as mulheres, causa desordens psiquiátricas, principalmente depressão (mas pode causar também esquizofrenia e demência). O ácido fólico é uma vitamina presente principalmente nas folhas verdes e em leguminosas. Uma das razoes da deficiência de ácido fólico causar depressão é que ela é responsável por abaixar os níveis de serotonina.
Você provavelmente já ouviu dizer que o peixe é o alimento do cérebro. Atualmente, há novos indícios fascinantes que o consumo regular de frutos do mar pode melhorar seu humor. A razão: os frutos do mar contém um teor muito alto do mineral selênio e vários pequenos indícios sugerem que pessoas que ingerem quantidades insuficientes de selênio tem maior tendência à depressão. Essas pessoas passam a se sentir mais ansiosas, deprimidas e cansadas e, em geral, passam a se sentir muito melhor quando ingerem quantidades adequadas desse mineral. A forma como o selênio influencia o humor é desconhecida, mas é possível que seus poderes antioxidantes estejam envolvidos.
A alimentação como forma de adquirir elementos essenciais a fabricação dos neurotrasmissores é responsável direta pelo nosso corpo.

A seguir, serão apresentados alguns nutrientes essenciais na manutenção do sistema emocional.. Vitamina B1 – auxilia o funcionamento do sistema nervoso, tendo também papel importante nas funções de cognição e memória. Fontes: lentilha, soja, milho verde e cereais integrais.
Vitamina B6 – integrante na produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina. Fontes: fígado, frango, banana, arroz integral e semente de gergelim.
Vitamina B12 - é importante para o humor, pois ajuda no transporte de ácido fólico, substância esta que quando em níveis baixos pode levar a depressão. Fontes: leite e derivados, atum, carne bovina e ovos.
Ácido Fólico - associado a B12, atua na produção de neurotransmissores e faz a manutenção dos níveis de serotonina. Fontes: espinafre, verduras de folhas escuras, soja, laranja, melão e maçã. Selênio - este mineral com ação antioxidante tem grande participação no humor, pessoas carentes deste mineral tendem a ser depressivas, irritadas e ansiosas. Fontes: nozes, amêndoas, semente de girassol, peixes e trigo integral.
Cada um de nós, na sua individualidade, tem sua personalidade e o seu humor, mas ficam aí as dicas de uma seleta alimentação, que garante o privilégio de uma vida mais feliz.


istoe.terra.com.br/planetadinamica/produtos/teste_come/index.asp
Postado por Lucas Vargas

2 comentários:

JAGUAR disse...

Gostei muito, é bom saber que existem pessoas que nos mostram que através do alimento podemos melhorar nossas vidas, e sem o humor ninguém vive.
só que gostaria muito de saber onde comprar frutas e hortaliças de boa qualidade, pois nos mercados, independente de nome, ou preço,
não encontramos mais frutas, hortaliças nem legumes que tenham boa qualidade, tudo que se compra em mercado já vem estragado ou com gosto horrível de agrotóxico ou sem sabor nenhum, nem mais o açúcar das frutas sentimos, vitamina C podemos esquecer das laranjas e outras frutas.
Por exemplo, tomate na minha casa já não compramos mais, pois tem um gosto horrível, a banana não tem cheiro de banana, e já vem podre.
O que podemos fazer para resolver esse problema?
Um grande abraço
Iolanda Ribeiro

Sara disse...

Essas coisas sempre tem que conhecê-los, porque você precisa comer de acordo com as suas necessidades é por isso que sempre ir ao médico para controlar a nossa saúde, espero que em algum momento ele vai e, em seguida, fazer uma dieta consistente, mas nunca me parar gostos restaurantes em sao paulo

 


Templates Novo Blogger 2008