Paixão, acetilcolina, serotonina, dopamina e norepinefrina.




Estudos relacionados a comportamentos apontam altas taxas de feniletilamina no cérebro de um indivíduo que está apaixonado. A alta taxa de feniletilamina estimula a produção de dopamina e norepinefrina (estimulantes cerebrais), substâncias relacionadas também a sensação de bem-estar e viesamento (que corresponde à perda da capacidade de análise comportamental do companheiro), observada em pessoas cujos efeitos da paixão se manifestam temporariamente. Dopamina e noraepinefrina são substâncias com mecanismos de ação influenciados por anfetaminas. Há uma grande semelhança entre o mecanismo de ação da feniletilamina com a das anfetaminas segundo a literatura científica.
Está associada também às sensações da paixão uma alta taxa de serotonina, substância química encontrada em grande número em chocolates e abacaxis.
As anfetaminas potencializam o Sistema Nervoso Central e Periférico. Uma alta na produção de acetilcolina (acetilcoenzima A e colina reagem com o auxílio da enzima colina acetiltransferase produzindo acetilcolina e coenzima A) é a responsável pelo estímulo, o que estimula a liberação de 5-hidroxitriptamina (serotonina) pelos hormônios pré-sinápticos e dificulta a sua recaptação, representando assim um grande efeito sobre o humor correspondente a sensação de bem-estar.
Outra substância anteriormente citada é promovida com a alta taxa de feniletilamina, a dopamina.
A influência da substância estimulante faz com que a L-Fenilalanina, seja convertida ao composto L-Dopa por meio de duas enzimas – dihidrobiopterina e tetrabiopetrina (sendo caminho para o composto Dopa também a tirosina hidroxilase), o qual por sua vez se converte a Dopamina através da enzima Dopa-descarboxilase (suprimida na seguinte ilustração).

http://www.dq.fct.unl.pt/cadeiras/qpn1/proj/dopamina/funcionalidades/ltirosina.gif

O clico termina com a recepção de dopamina por receptores adrenérgicos, resultando em grande disposição por parte do indivíduo e contribuindo assim também para o bem-estar;

http://www.hu.uel.br/arquivos/sim/sintadr.jpg

Quanto a produção de norepinefrina fica a cargo da dopamina produzida pelo caminho dopaminérgico, sob a ação da enzima Dopamina-β-hidroxilase, se transformar em norepinefrina, justificando assim o estímulo de Feniletilamina na síntese dos dois neurotransmissores.


Atribui-se à paixão efemeridade, isso provavelmente tem respaldo neuropsíquico, já que neurotransmissores são constantemente secretados e degradados, podendo tanto o corpo humano apresentar um “défcit”quanto um “superávit” desses compostos.


Descontração!


CÉREBRO X CORAÇÃO


"O Cérebro é a Habitação do Espírito Consciente, enquanto que o Coração é Inconsciente.O Espírito raciocina, lembra de todas as falhas e acertos. O Coração é levado pela Emoção e não lembra de falhas nem de acertos." Elma do Nascimento
Postado por Rômullo Medeiros e Lucas Vargas

0 comentários:

 


Templates Novo Blogger 2008